oficinas / workshops

> desenvolvimento
Foram preparados cinco grupos de workshops com sete colaboradores internacionais com experiências profissionais diferentes de forma a tornar as actividades diversificadas e estimulantes para os alunos, para trazer algo de novo que lhes captive o interesse por outras áreas e actividades.  As diferentes workshops procuraram desenvolver um trabalho inicial relacionado com a escrita de histórias, construção de marionetas, elaboração de cenários, percepção do espaço de representação em contextos públicos, a arte do espectáculo. Foi notório o entusiasmo dos alunos não só por ser uma actividade que quebrou com a rotina curricular, mas pela forma como as diferentes workshops foram estruturadas. Em pelo menos duas partes (dois dias) cada conjunto de actividades seguiu a seguinte estrutura inicial:
 

> Apresentação e contextualização do projecto. Noção do todo (i.e. interligação entre turmas e objectivos);
 

> Contexto histórico e variações artísticas e de interpretação do tema abarcado em cada workshop (incl. apresentação de filmes, imagens e leitura de histórias)
 

> Mapa Mundi: ‘nós no mundo’, percepção das diferentes origens de todos os que participam no projecto

> Os Cinco Contos Tradicionais escolhidos:
: O Surrão
: A Cara de Boi
: A Muda Mudela
: O Ovo e o Brilhante
: As Fiandeiras

Após a introdução na primeira sessão, fizeram-se actividades diferentes consoante o tema abarcado.

Observou-se uma enorme energia e dinâmica em todas as turmas. Foi notório que houve alguma dificuldade em assimilação e concentração durante a leitura e interpretação dos cinco contos e que, como tal, as sessões deviam ter sido mais frequentes e menos contos abordados. Contudo, foi possível recolher um conjunto de material de base que regista diferenças culturais, de literatura, gráficas e plásticas que poderão ser utilizadas no desenvolvimento das peças finais.

Nas primeiras sessões os alunos conseguiram captar a intensão de retratar  as inter-ligações culturais entre os países de origem e o país de acolhimento, Portugal. No entanto, as turmas com crianças mais pequenas teve maior dificuldade em estabelecer associações culturais no que construiram. 





/////////////////////////////////////////////////////////////
.workshop no.1_‘Contamos Contos…’ _ Os Contos
equipa
+ Sebastião Braga
+ Luísa Alpalhão

escola básica 1ºCiclo Raúl Lino
Prof. Rui Almeida
4º Ano
18 Alunos> Telmo, Bernardo, Constança, Dachi, Flávio, Iara, Joana, João, Magno, Mariana, Mateus, Tian, David, Pedro, Rafaela, R. Luís, Ricardo, Telmo, Tiago


países marcados no mapa 
> Portugal, Espanha, Georgia, Brasil, Angola, Cabo Verde, S.Tomé e Príncipe, China, Moçambique  


/////////////////////////////////////////////////////////////
.workshop no.2_‘Criando Contos…’ _ As Marionetas 
equipa
+ Luísa Alpalhão
+ Jonny Pugh
+ Birgit Soerensen

+ Helen Babbs

escola básica 1ºCiclo St. Amaro
Profª. Dália Silva
3º Ano
20 Alunos> Beatriz , Diogo Miguel, Daniel, Tiago, Alexandre, Diogo Alexandre, Madalena, Madalena Teixeira, Leonor, Gonçalo, Mafalda, Mariana, Carolina Veiga, Carolina, Joana, Ana Rita, Tomás, Ana, André, Filipe



países marcados no mapa 
> Portugal, Espanha, França, Brasil, Angola, Cabo Verde, S.Tomé e Príncipe, Suiça, Alemanha


/////////////////////////////////////////////////////////////
.workshop no.3_‘Onde Estamos…’ _ Os Cenários 
equipa
+ Luísa Alpalhão
+ Jonny Pugh

+ Helen Babbs

escola básica 1ºCiclo Alexandre Rodrigues Ferreira
Prof.ª Sandra Ligeiro
2º Ano
22 Alunos> Bruno, Carlos, Daniel, Diogo Nunes, Diogo Salvadinha, Elizabete, Hélder,Artur , Jéssica Silva, Jéssica Ramos, Joana, Leonardo, Letícia, Luísa, Marcos, Maria, Mário, Micaela, Miriam, Ricardo, Sarah, Angoli


países marcados no mapa 
> Portugal, Brasil, Angola, Costa do Marfim


/////////////////////////////////////////////////////////////
.workshop no.4_‘Participamos…’ _ O espaço e a cidade
equipa
+ Luísa Alpalhão 

escola básica 1ºCiclo Alexandre Rodrigues Ferreira
Profa. Teresa Lopes
4º Ano
19 Alunos> Bruno, Matilde, João, Henrique, Diogo, Vítor, Dixita, Beatriz, Beatriz, Rita, Gonçalo, Mónica, Nuno, Andreia, Rita, Bernardo, Carolina, Miguel, Pedro

países marcados no mapa 
> Portugal Continental e seus Arquipélagos, Brasil, Angola, Cabo Verde, Índia, Guiné-Bissau, Timor-Lorosae e Moçambique


/////////////////////////////////////////////////////////////
.workshop no.5_‘Actuamos…’ _ O espectáculo 
equipa
+ Oliver Smart
+ Rita Aveiro
+ Luísa Alpalhão 


escola básica 1ºCiclo Alexandre Rodrigues Ferreira
Prof.a Maria João Alves
2º e 3º Ano
12 Alunos> Maiume, Carlos Miguel, Carlos, Diana, Bernardo, João, Ana Luísa, Diogo, Victor, Ricardo, Lafton, Mariana, Érica, Pedro, Madalena e Beatriz

 
países marcados no mapa 
> Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau