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[estórias andantes ] é um projecto que envolve a adaptação e reinvenção de Contos Populares Portugueses, como reflexo da sociedade contemporânea (marca das transformações culturais e sociais que têm ocorrido nos últimos anos), num espectáculo público e itinerante de Teatro de Marionetas. Como registo das influências que se têm vindo a sentir no dia-a-dia da sociedade Portuguesa corrente devido às misturas étnicas e culturais cada vez mais visíveis em contextos urbanos, [estórias andantes ]pretende sensibilizar a população para as riquezas culturais provenientes desta nova mixtura e utilizando reavivar algumas das tradições artísticas e artesanais da cultura popular Portuguesa diferentes técnicas e materiais para re-criar determinados contextos para as marionetas e cenários.

O desenvolvimento de [estórias andantes ] envolve cidadãos de várias faixas etárias, começando por crianças de Escolas Primárias da Ajuda (Lisboa) onde se verifica uma mistura étnica e cultural acentuada. Desta forma, a população mais jovem terá o papel de embaixadores socio-culturais, promovendo a noção de integração social, de respeito e interesse por algo que foi desenvolvido colectivamente e que se tornará acessível à sociedade em geral e não apenas a um fragmento da população instintivamente interessado.

De forma multidisciplinar, artistas, escritores, educadores, pais, avós… contribuirão para que se reuna um diversificado  conjunto de matéria prima a ser utilizada durante o processo criativo que fará eventualmente parte de uma estratégia urbana de revitalização de espaços públicos para actividades culturais acessíveis à população em geral.

Aos poucos vamos criando um pequeno espectáculo de rua que poderá vir a fazer uma digressão pelo país de forma a re-introduzir o culto do espectáculo de marionetas de rua na sociedade actual.

[estórias andantes]está ainda numa fase inicial, e apresenta um futuro incerto, mas é intenção de toda a equipa avançar, mesmo que de forma mais lenta que inicialmente desejada, com o objectivo de ter uma das peças concluídas para o ano lectivo de 2010/2011.