5 = 1


Os alunos aprenderam algo de novo e ficaram mais despertos para a matéria ensinada/explorada durante as várias sessões?

‘(...)trabalhámos com o mapa-mundo: percebemos através do mapa os locais de onde (países) vimos; falamos da nossa ascendência e dos locais de onde vieram; percebemos a diferença entre contos tradicionais e contos contemporâneos (...)’ Rui Almeida




misturas étnicas e culturais
Foram escolhidas cinco escolas da Freguesia da Ajuda, Lisboa, todas pertencentes ao Agrupamento Francisco Arruda, pois é nesta zona de Lisboa onde maior mistura étnica está identificada. Assim, conseguimos reunir, entre todas as turmas, um grupo de alunos de 16 países diferentes - de origem ou com ascendência. Os 16 países identificados foram Cabo-Verde, Angola, Guiné-Bissau, Timor-Leste, Índia, S. Tomé e Príncipe, Moçambique, Suiça, Georgia, França, Alemanha, China, Portugal, Brazil, Costa do Marfim e Espanha.

Durante o decorrer das sessões, foi notória a diferença de intensidade das referências aos países de origem.