15.2.11

.workshop no.2_‘Criando Contos…’ _ As Marionetas 
///////////////////////////////////////////////////////////////////
 
equipa
+ Luísa Alpalhão
+ Jonny Pugh
+ Birgit Soerensen
+ Helen Babbs

escola básica 1ºCiclo St. Amaro
Profª. Dália Silva
3º Ano
20 Alunos> Beatriz , Diogo Miguel, Daniel, Tiago, Alexandre, Diogo Alexandre, Madalena, Madalena Teixeira, Leonor, Gonçalo, Mafalda, Mariana, Carolina Veiga, Carolina, Joana, Ana Rita, Tomás, Ana, André, Filipe

países marcados no mapa 
> Portugal, Espanha, França, Brasil, Angola, Cabo Verde, S.Tomé e Príncipe, Suiça, Alemanha



O grupo de alunos das Marionetas foi, sem dúvida, o mais difícil para trabalhar devido ao carácter torbulento, mesmo que extremamente entusiasta e motivado, das crianças. O facto da equipa ser, neste caso, internacional despertou, por um lado, curiosidade e fascínio, por outro, representou uma série de dificuldades de comunicação que provavelmente terão tido impacto nos resultados obtidos.

Após a introdução a vários tipos de marionetas diferentes, a turma foi separada em cinco grupos, um por conto, cada qual teria que desenvolver as personagens escolhidas de acordo com as várias técnicas diferentes e utilizando unicamente embalagens e materiais re-utilizáveis. Uma visita ao Museu da Marioneta seguiu-se à primeira sessão o que foi vantajoso, pois permitiu que numa terceira sessão as crianças pudesse incorporar algumas das características assimiladas durante a visita.

Com a ânsia de criar algo físico, as crianças começaram a perder a ideia inicial de referência inter-cultural o que se tornou notório nos resultados obtidos.

Uma vez mais, o tempo foi escasso e, com mais calma, poderiamos ter retomado o elo de ligação entre as turmas, entre culturas. 



























Sem comentários:

Enviar um comentário