.workshop no.1_‘Contamos Contos…’ _ Os Contos
//////////////////////////////////////////////////////////////////

+ Sebastião Braga
+ Luísa Alpalhão
escola básica 1ºCiclo Raúl Lino
Prof. Rui Almeida
4º Ano
18 Alunos> Telmo, Bernardo, Constança, Dachi, Flávio, Iara, Joana, João, Magno, Mariana, Mateus, Tian, David, Pedro, Rafaela, R. Luís, Ricardo, Telmo, Tiago
países marcados no mapa
> Portugal, Espanha, Georgia, Brasil, Angola, Cabo Verde, S.Tomé e Príncipe, China, Moçambique
O envolvimento desta turma do 4º ano no projecto foi extraordinário. Ao longo das três sessões foi possível verificar um interesse contínuo da parte dos alunos o que permitiu que se conseguissem atingir os objectivos pretendidos, i.e. adaptação de cinco contos tradicionais com influências dos países de origem das crianças.
O envolvimento desta turma do 4º ano no projecto foi extraordinário. Ao longo das três sessões foi possível verificar um interesse contínuo da parte dos alunos o que permitiu que se conseguissem atingir os objectivos pretendidos, i.e. adaptação de cinco contos tradicionais com influências dos países de origem das crianças.
Começámos por explorar a noção de ‘Conto Tradicional/Popular’:
: a oralidade e os transmissores
: contextualização histórica: simultaneidade de investigação a nível Europeu durante o século XIX
: a transmissão comunitária: crianças; mulheres; idosos e anciões
: a transmissão comunitária: crianças; mulheres; idosos e anciões
: a mesma matriz/base cultural: uma base comum a todos os povos.
De seguida, os alunos leram e interpretaram os cinco contos tradicionais escolhidos e contaram-nos um conto por eles escolhido e escrito em casa.
Criámos estórias fictícias através do jogo ‘Cadáver Esquisito’ de forma a introduzir novas técnicas de escrita criativa que nos permitiram, na última sessão, dar início à adaptação dos contos escolhidos. No entanto, o tempo foi escasso e será necessário uma outra sessão para concluir as estórias iniciadas.
De seguida, os alunos leram e interpretaram os cinco contos tradicionais escolhidos e contaram-nos um conto por eles escolhido e escrito em casa.
Criámos estórias fictícias através do jogo ‘Cadáver Esquisito’ de forma a introduzir novas técnicas de escrita criativa que nos permitiram, na última sessão, dar início à adaptação dos contos escolhidos. No entanto, o tempo foi escasso e será necessário uma outra sessão para concluir as estórias iniciadas.
Sem comentários:
Enviar um comentário