quem é quem? / who is who?






















//// luísa alpalhão, pt
após ter frequentado o ensino secundário em Lisboa  partiu para Londres (2002) onde tirou a licenciatura em Arquitectura na University of East London (2005) e, de seguida, um Mestrado em Arquitectura e Interiores no Royal College of Art (2008) cuja tese ‘Where shall we meet?’ foi nomeada para o prémio 'Design for Our Future Selves’ da Helen Hamlyn Foundation. Partiu para Londres seduzida pela criatividade que as escolas de arquitectura, lá, permitiam. Durante o curso, e mesmo enquanto trabalhou nos ateliers SCABAL e muf, foi aliciada a experimentar vários métodos diferentes, explorar uma ambivalência expressiva que questiona a separação entre arquitectura, design e arte. Arquitectura deixou de estar apenas associada a edifícios, mas passou a apresentar-se-me como uma disciplina muito mais ampla, cheia de possibilidades e variantes as quais, aos poucos, vai testando.

Durante o seu percurso académico desenvolveu um interesse especial pela observação e utilização de espaços públicos urbanos, pela forma como esta varia de bairro para bairro e, durante os últimos anos enquanto trabalhou com  SCABAL, ganhou bastante experiência a trabalhar com crianças.

Com o intuito de dinamizar partes subaproveitadas da cidade de forma a criar elos socio-culturais entre cidadãos locais e transeuntes procura criar projectos temporários que contextualizem as particularidades dos diferentes espaços urbanos. Por vezes difíceis de classificar, estes têm como elo de ligação a proximidade com o utilizador que se torna também no artista/designer/arquitecto/construtor/guardião. De carácter informal, os seus projectos tentam variar em método e equipa de forma a experimentar novas técnicas e trabalhar com pessoas de áreas diferentes. Através do uso da cor e do seu carácter jocoso o seu trabalho procura atrair um público de espírito aberto para que este possa contribuir para a criação de peças despreconceituosas, contextualizadas e joviais.

De momento, entre Lisboa e Londres, exerce a profissão de Arquitecta, Designer e Artista Plástica. Com o objectivo de investigar novos métodos e técnicas para despertar o interesse do público em participar de forma activa e criativa na reestruturação de espaços urbanos, desenvolvendo projectos que quebram a barreira entre disciplinas e entre espaços e ambientes públicos e privados dando uma nova vitalidade aos recantos da cidade, aos seus cidadãos e visitantes.
é designer de moda. De momento reside entre Londres e Nova Iorque e tirou um Mestrado em Moda na Central St. Martins. Trabalha como freenlance em colaboração com uma companhia de moda de Paris e é também professora de yoga. Especializada em peças em jersey, Birgit tem estado envolvida no desenho e produção de guarda-roupas para teatro amador.

//// helen babbs, uk
é uma freelance jornalista e escritora, especializada em Natureza e Ambiente. Reside em Londres e escrevia para a  revista  da ‘London Wildlife Trust’, ‘Kitchen Garden’ (revista & website), ‘londonist’. De momento está a escrever um livro sobre jardins e agricultura urbana. É organizadora de eventos em Londres que variam entre exposições, peças de teatro, concertos e teatro de marionetas. Helen Babbs e Luísa Alpalhão conheceram-se num curso de construção de marionetas organizado pelo ‘Little Angle Threatre’, Londres.

//// jonny pugh, uk
licenciou-se em Arquitectura na Glasgow School of Art tendo, de seguida, tirado um Mestrado em Arquitectura e Interiores no Royal College of Arts, Londres, concluido em 2008. Foi, com a sua tese de Mestrado 'Pet Pests', nomeado para o prémio 'Design for Our Future Selves’ promovido pelo Helen Hamlyn Centre. De momento Jonny Pugh trabalha em Londres no atelier de arquitectura e urbanismo The AOC. Jonny organizou uma série de workshops com o grupo Reach out RCA para promover arquitectura e design ao nível do ensino secundário, com o Barbican centre entre outras organizações socio culturais.

//// marc teitler, uk
é compositor de música para teatro, filmes, musicais, espectáculos de dança, anúncios e produções televisivas. Reside entre Londres e Berlim onde é, para além de compositor, produtor. Trabalhou, através da produtora a-bomb, com Dante Ariola, Aardman Animation, The Splinter Dance Group, Yves Geleyn e Michael White, algumas das suas bandas sonoras incluem 'The Shave' e 'VW Score'. Trabalhou em anúncios para Johnnie Walker, Playstation 3, Coca-Cola e Orange. De momento está a trabalhar com o animador Marc Craste (nomeado para o Oscar com 'Varmints', e vencedor do BAFTA com 'Jojo in the Stars') na produção de ‘Stuck On a Sunday’ desenvolvida em colaboração com a Royal Opera House, Londres.


//// oliver smart, nz

ao tirar a licenciatura em Artes Visuais em Auckland, Nova Zelândia, Oliver começou a desenvolver um interesse especial por marionetas e teatro de objectos. Desde que reside em Inglaterra tem vindo a colaborar com companhias de teatro como  Puppetlab, de Edimburgo; Traveling Light, de Bristol e Blind Summit de Londres. Trabalhou também com marionetista e criador de marionetas para uma série de produções de teatro e de televisão, como “Harry Hill's TV Burp”, da ITV. De momento dá aulas de construção e manipulação de marionetas no The Little Angel Theatre e na escola The Central School of Speech and Drama, em Londres. Com a sua companhia de Teatro de Marionetas 'folded feather', em Londres,  Oliver tem apresentado vários espectáculos em Festivais Internacionais de Teatro de Marionetas.

//// rita aveiro, pt
licenciou-se em Dança Contemporânea pela Escola Superior de Dança de Lisboa. Desde pequena que sempre interessada e envolvida em espectáculos de Teatro Amador. Fez parte de uma produção do grupo de teatro Primeiros Sintomas com a peça ‘Maria Mata-os’, para o Maria Matos Teatro Municipal e, de momento, continua os seus estudos na Suiça.

//// sebastião braga, pt
licenciou-se em Filosofia pela Faculdade de Letras de Lisboa em 2009. Ao longo dos  últimos anos tem estado envolvido em vários projectos pedagógicos relacionados com leitura e escrita de contos em Lisboa e Barcelona através da Fondació Contes Pel Món. Recentemente colaborou também como voluntário num programa de explicações, 'explicarte' a crianças residentes num bairro social de Loures.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
/// museu da marioneta (EGEAC)


// escolas primárias do agrupamento francisco arruda
Alunos do 4º Ano da Escola Primária EB1 Raúl Lino da turma do Prof. Rui Almeida
Alunos do 3º Ano da Escola Primária EB1 St. Amaro da turma do Profª. Dália Silva
Alunos do 2º Ano da Escola Primária EB1 Alexandre Rodrigues Ferreira da turma do Profª. Sandra Ligeiro
Alunos do 4º Ano da Escola Primária EB1 Alexandre Herculano da turma do Profª. Teresa Lopes
Alunos do 2º Ano da Escola Primária EB1 Casalinho da Ajuda da turma do Profª. Maria João Alves
http://www.eps-francisco-arruda.rcts.pt